Quem Somos

Home / Quem Somos

Histórico

Fundada em 1999, a FRAL CONSULTORIA surgiu com o objetivo de prestar serviços de consultoria nas áreas de engenharia civil e geotécnica, meio ambiente, para os setores público e privado, oferecendo soluções de qualidade, eficiência e economia, adequados à necessidade e perfil de seus clientes.

Sob o comando de Francisco José Pereira de Oliveira, engenheiro civil e mestre em mecânica dos solos, fundações e geotecnia, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, a FRAL acumula vasta experiência nas áreas de Engenharia Civil, Geotécnica, Sanitária e Ambiental, com grande notoriedade em projetos e gerenciamento de obras nas áreas de geotecnia e aterros sanitários.

No início dos anos 2000, os projetos ambientais despontaram, principalmente, os relacionados à gestão e tratamento de resíduos sólidos. O desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Taifa, Projeto Executivo das Unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos de Taifa para o Porto de Santos - SP, Aterro Metropolitano de Gramacho - RJ e o Projeto de Sistema de Contenção e Confinamento de Resíduos Sólidos Industriais Perigosos de Santo André - SP foram alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Consultoria.

Mas a expertise da FRAL Consultoria não se limita aos aterros e resíduos sólidos. Com uma equipe técnica especializada e atuante em diversas áreas da engenharia, a empresa trabalha na produção de vários estudos ambientais. Entre estes estudos  destaca-se a elaboração do EIA/RIMA da ampliação das linhas de Trem da CPTM – SP, com a ligação das Estações Santo Amaro a Campo Limpo, quando foi construída a primeira ponte estaiada do Brasil.

Atualmente, a FRAL Consultoria trabalha na recuperação ambiental da Cava de Carapicuíba, projeto de grande repercussão que tem como objetivo a reabilitação da área degradada por atividades de mineração, permitindo o uso seguro e adequado do espaço para inserção urbana.

No setor de construção civil, a equipe da FRAL foi responsável pelo acompanhamento das obras de ampliação e pela elaboração do Projeto Executivo de Fundações do Hospital IGESP, além da participação no projeto arquitetônico do edifício do Centro de Diagnóstico por Imagens do Hospital São Luiz, ambos em São Paulo. Também é possível ver, espalhados por toda a cidade de São Paulo, prédios nos quais a Consultoria integrou a equipe de projetos de construção dos mesmos.

Para o diretor técnico da Consultoria, Eng. Francisco Oliveira, “é importante a disseminação de conhecimento agregado ao trabalho” e por esse motivo a empresa investe na capacitação de seus colaboradores por meio de cursos, palestras, seminários etc.

Desde 1996, o engenheiro apresenta, no Brasil, os trabalhos e assuntos debatidos durante os Simpósios Internacionais da Sardenha, Itália, que abrangem os temas de gestão, tratamento e destinação de resíduos sólidos. O Simpósio Ecos da Sardenha, nome dado ao evento nacional, tem como principal objetivo apresentar para o corpo científico, técnico e empresarial do setor, o que foi discutido na edição italiana, que é organizada desde 1987 pela International Waste Working Group – IWWG.

“A FRAL completa 20 anos de existência em 2019, mas nossa equipe técnica acumula muitos anos de experiência e conhecimento. Estar junto com a comunidade científica, tanto brasileira como internacional, permite transcender as barreiras do que já estamos acostumados a produzir, agregando novos conceitos e tecnologias para os nossos projetos”, complementa Francisco.